top of page

Dicas de ternos para formaturas

A segunda maior dúvida dos homens, logo depois de “o que vestir em um casamento”, é referente aos trajes usados em festas de formatura. Apesar de parecer claro para alguns que trata-se de uma cerimônia formal, exigindo ao menos o traje social (terno e gravata).

Também existem os eventos em que os próprios formandos concordam em usar um traje mais informal, então antes de qualquer coisa, seja você o homenageado da noite ou apenas um convidado, nunca deixe de informar-se sobre o dress code da festa, na maioria das vezes ele constará no convite, caso contrário você terá que perguntar a respeito para não errar.

O Black Tie é um dos trajes mais formais que existem, só sendo superado pelo White Tie. Geralmente é a escolha para formatura de faculdade, compreendendo o smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, sapato oxford preto de verniz e cummerbund de cetim preto (a faixa que vai na cintura) ou colete, sendo este último menos comum. Os acessórios para este tipo de traje não permitem deslizes, o relógio tem que ser sofisticado, com pulseira de couro e as abotoaduras prateadas, no bolso fica bacana o lenço branco de seda.

Existe também uma formalidade mais acessível, pois com um terno básico você já está com o traje garantido. Dificilmente uma formatura vai ocorrer durante o dia, o evento é realizado a noite em 99% dos casos, então suas opções ficam na velha trinca de ternos nas cores preto, cinza grafite e azul marinho que funcionam maravilhosamente depois das 18h. O marinho e o grafite são menos sisudos e o primeiro pode ser combinado com sapatos marrons, mas para não errar, o calçado preto combinado com o cinto preto, é considerado mais elegante e adequado para este tipo de ocasião. A gravata não precisa ser necessariamente preta, mas tem que ser discreta tanto na cor, quanto nos desenhos, portanto listras transversais e microestampa em tons sóbrios são boas escolhas, já xadrezes e desenhos grandes podem ser inadequados.

Destaques
Posts Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page