Sobrevivendo às festas de final de ano, sem Stress!

December 29, 2015

Fim dos prazos no trabalho, parentes e amigos chegando em sua casa, ceia de Natal para preparar, presentes para comprar, hospedar pessoas, roteiros de passeios, Reveillon, aeroportos e rodoviárias lotados, engarrafamento nas estradas… É muita coisa para viver em duas semanas! E em meio a todo esse agito, enquanto alguns se divertem, outros se estressam.

À primeira vista, você pode pensar que festa e stress não combina. Bom… basta perguntar a alguém que está para casar quanto stress não há em preparar tudo para o grande dia!

A grosso modo, podemos dizer que o stress é uma reação do organismo a desequilíbrios que sofremos interna e externamente. E as festas de final de ano, vamos combinar, é uma ótima fonte de desequilíbrio. Durante duas semanas, sua rotina, sua casa e até mesmo (ou principalmente) suas finanças, podem ficar de cabeça para baixo. Por isso, separamos algumas dicas para que você sobreviva às festas de final de ano, sem stress:

  • Liberte-se da ideia de que tudo deve ser (ou estar) perfeito. Por mais que você queira acertar nos presentes, servir uma maravilhosa ceia, e preparar uma linda comemoração para o reveillon, lembre-se que você possui limitações, e toda vez que as preocupações com os preparativos vierem à sua mente, faça questão de se lembrar que você só pode fazer o que é humanamente capaz de fazer.

  • Fortaleça seu organismo.  Alimentar-se bem, beber bastante água, fazer atividade física, e ter boas noites de sono é essencial para preparar seu organismo (mente e corpo) para situações que podem gerar stress. Com um organismo fortalecido, é muito mais fácil sobreviver às tensões. Por isso, comece já a se fortalecer.

  • Modifique padrões negativos, tanto de comportamento como de pensamentos. Se você costuma procrastinar, procure se organizar para fazer algumas tarefas com mais antecedência. Além disso, não se concentre nas dificuldades que há em fazer tudo dar certo. Pense que essas serão duas semanas para curtir a companhia de pessoas queridas, rir e se divertir um pouco, inclusive quando estiver na cozinha, ou limpando uma casa que mal dá pra transitar de tanta mala que há espalhada por ela. Mude sua percepção e comportamento em relação àquilo que pode lhe gerar stress, e você verá que o efeito desses estressores serão bastante reduzidos.

  • Dedique algum tempo a fazer exercícios de relaxamento.

  • Diga “não” quando for necessário. Não é porque o clima é de festa que você precisa concordar com tudo, e se submeter a situações que não deseja. Se não quiser fazer algo ou não estiver afim de alguma coisa, diga “não”, e sem sentimento de culpa.

Se você preferir, procure um profissional que lhe oriente estratégias específicas para a sua realidade, para que você chegue inteiro ao final das festas.

 

Please reload

Destaques

Barba por fazer: a preferida dos homens, porém a mulherada também adora!

September 12, 2016

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Busca por Tags
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Follow Us
  • Facebook Metallic
  • Ícone do App Instagram

Telefone:

(38) 3222 5818

 

R. Dr. Veloso, 

503 - Centro

Montes Claros - MG

©  Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por 3D Comunicação e Marketing