top of page

Formatura, que roupa usar


Enfim chegou o tão esperado dia da formatura. Depois de tantas provas, exames e trabalhos, você ainda tem que resolver um último problema: “Que roupa usar?”

Antes de pensar em qual roupa usar é importante lembrar algumas coisas: (PS: A maioria das dicas servem para convidados também)

• Pesquise se existe um traje obrigatório para a formatura. Muitas vezes esse traje está descrito no convite que é enviado para os convidados. Mesmo se não constar nada no convite -o que muitas vezes acontece- converse com seus professores, diretores e até colegas da sala, para ver se existe um traje que vai ser padrão para todos os alunos. Normalmente as formaturas de 8ª série e 3º colegial são mais informais, já as de ensino superior exigem algum tipo de traje.

• Saiba mais sobre o local da formatura e o clima do dia. Vai chover? Vai fazer frio ou vai estar como o Deserto do Saara? No local que acontecerá a festa tem ar condicionado? Ou eles vão usar aqueles ventiladores gigantes que só refrescam as mesas que estão perto da parede? Essas informações são importantes para você compor o seu look. Se você sabe que vai estar calor, é importante focar nas roupas leves, já se tiver um bom ar condicionado, aproveite para ousar nos acessórios e blazers mais elegantes.

• Formatura é um evento social e não uma festa de amigos. Lembre-se que seus pais, avós, irmãos, romances e afins, estarão na festa. Por isso, arrume-se de uma forma que vá agradar a todos e não somente os seus amigos. Não use a formatura para ser o cara brincalhão e ousado que você não foi durante as aulas. E para os brincalhões, use a formatura para mostrar que você sabe se comportar em algum momento da sua vida, seja adulto pelo menos essa vez.

• Marque pela elegância e não pela ousadia. Como você sabe que pode ser sua última festa com um grupo de amigos e o clima de “despedida” está no ar, geralmente existe a vontade de criar um look para marcar na memória de todos, certo? “Marque pela elegância e não pela ousadia.” É comum ver gente querendo fazer brincadeiras com cuecas, ir de All Star quando o traje é social, usar gravatas com mulheres peladas, usar peças neon, etc. E no fim acabam sendo o motivo de piada da turma. As pessoas dão risada, mas ninguém quer esse elemento no seu álbum de formatura. Diferente daquele que foi para a formatura com um look simples mas elegante, que chamou a atenção de todos pelo “bem vestir” e não pela ousadia.

• Use maquiagem se necessário. É comum ver gente decepcionada com as suas fotos de formatura porque estava com uma espinha ingrata no meio da testa. Cubra espinhas e deixe a pele preparada para uma festa ou sessão de fotos.

• Divirta-se com moderação. É normal querer beber todas, sair pulando em cima dos amigos, subir no palco do dj ou da banda, etc. Mas lembre-se da moderação. Não é para ficar igual um bobo no canto da festa, mas também não é para ser aquele que vai ser o primeiro a usar o ambulatório. Festas de formatura, por mais simples que sejam, são caras. Já vi dezenas de rapazes que não se controlaram com a bebida e depois se arrependeram, pois deram vexame na frente dos familiares e amigos e -em alguns casos- fizeram algumas pessoas saírem da festa para levá-los para o hospital. Não estrague a festa de alguém, não estrague a sua festa.

Dicas de looks

Agora sim, confira algumas dicas de looks e combinações de peças para você se inspirar na hora de escolher a sua roupa para uma festa de formatura.

Colete + Camisa
Camisa + Calça Social + Sapato
Camisa + Blazer + Calça Social + Sapato
Gravata borboleta no lugar da gravata convencional

Passeio Completo (Blazer, Camisa, Gravata convencional, Calça Social e Sapato)

Destaques
Posts Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page